30 de Janeiro, 2017 | 0 | Marcelo Torres

O que você precisa saber antes de começar a desenvolver temas para WordPress

Há inúmeros tutoriais na web de como criar temas para WordPress, mas antes de começar a estudar sobre isso te recomendo estudar e fazer outras coisas, são elas:

Aprenda a usar o admin do WordPress, esqueça por um instante que você é um desenvolvedor

Descobri o WP em meados dos anos de 2010 como a plataforma de blog WordPress.com, isso me ajudou muito na hora de começar a criar meus próprios temas (e mais pra frente os plugins), porque eu já tinha uma boa experiência com o sistema, já sabia a diferença de posts e páginas, de categorias e tags, ou que era um widget, por exemplo, então te recomendo criar um blog no WordPress.com ou mesmo fazer uma instalação em localhost e “fuçar” em todos os cantos do admin pra ver o que acontece, sério, isso ajuda bastante.

Certifique-se de que seu HTML, CSS e até o JS estejam em dia

Vai ser bem complicado começar a criar os temas sem saber bem HTML, CSS ou mesmo o javascript, vejo muita gente em fóruns de WP ou em comentários de blogs, com dificuldade em algo que ele diz que é no WP, mas é apenas uma div mal formatada, então fortaleça esse seu front-end ai.

Você tem que saber PHP e o “basicão” de SQL

Pelo menos o “suficiente para sobreviver” você precisa saber de PHP, se você consegue fazer pelo menos um “CRUDzinho” já da para encarar, se nem isso consegue fazer, então pare de ler este artigo e vá da uma estudada…eu aguardo.

Leia o Codex!

Toda a documentação que você precisará está escrito lá. NÃO DEIXE de ler os links abaixo:

Estude bastante sobre a hierarquia dos arquivos

Citei no item anterior e criei mais um tópico para reforçar. Entender o que cada arquivo faz e como ele é interpretado pelo sistema é fundamental para se criar o tema, sem saber isso você terá muita dor de cabeça, então coloque essa imagem abaixo como seu papel de parede:

Template Hierarchy

…e estude bastante essa página aqui: https://developer.wordpress.org/themes/basics/template-hierarchy/

O Loop, você ouvirá e “codará” baste ele daqui pra frente

O loop é algo tão importante no WP, que ele mereceu um tópico separado aqui na postagem e uma página só pra ele no Codex e ainda tem até em português, vejam só. O Codex define o Loop desse jeito:

O Loop é usado pelo WordPress para exibir cada uma de suas postagens. Usando o Loop, o WordPress processa cada uma das postagens a serem exibidas na página atual e formata-as de acordo com critérios específicos.

Essa citação acima já explica tudo, então clica no link acima e veja como se utiliza o Loop.

Estude os temas padrões do WordPress

O último tema padrão lançado quando eu escrevi essa postagem foi o Twenty Seventeen, os temas desenvolvidos pela equipe do WordPress.org são uma ótima fonte de consulta, inspire-se neles!

Concluindo

Criar um tema para WordPress não é um bicho de 7 cabeças, o WordPress é um CMS muito intuitivo, tanto para o usuário, quanto para o desenvolvedor, basta um pouco de dedicação que tudo de resolve. Espero que essas dicas acima ajude você a traçar o melhor caminho, se surgir alguma dúvida ou se você quer incluir algo relevante na postagem me avise nos comentários. Até a próxima semana =).

 

Última atualização: 31 Janeiro, 2017 às 1:58 pm